
SOBRE:
Auto Posto Bertioga é um é um posto de combustível com mais de 60 anos de tradição localizado em São Paulo - SP. Seu público é formado, em sua maioria, por comerciantes e moradores dos arredores que abasteciam no local com os pais quando mais novos e agora voltam com seus próprios veículos.

TIPOGRAFIA:
Seguindo o arquétipo do Criador que foi o escolhido para representar a marca, buscamos uma tipografia que conversasse com ele de forma direta e prática. Depois de muita análise, testes e pesquisas, chegamos a Benzin Bold para carregar a personalidade do Auto Posto Bertioga - uma fonte sem serifa que oferece cinco diferentes pesos, proporcionando assim, uma ampla variedade de uso. Seu kerning personalizado permite que o público diferencie estilos finos de negritos, possibilitando a aplicação do negrito para grandes pôsteres, manchetes e fachadas, e deixando o estilo suave para textos e parágrafos menores. Por mais que a Benzin por si só seja uma fonte pronta, optamos por realizar pequenos ajustes com o intuito de trazer ainda mais personalidade à marca. Um traço foi adicionado na extremidade esquerda das letras iniciais, trazendo assim, um ar de movimento ao nome. Além disso, a letra G teve a sua base inteiramente modificada, tornando-se mais redonda e fluida, comunicando melhor com o restante da tipografia.

PALETA DE CORES:​​​​​​​
A escolha da paleta de cores partiu de dois objetivos principais: tonalidade e significado. Para a psicologia das cores, o verde traz esperança, liberdade, saúde e vitalidade. É cor da natureza viva e está associada ao crescimento, a renovação e a plenitude. Já o azul simboliza a criatividade, a juventude, a autoestima. É uma cor amplamente ligada a segurança, confiança e tecnologia. A junção desses tons conseguiu, portanto, traduzir tudo que o Auto Posto Bertioga representa - modernidade, profissionalismo, confiança e segurança.

SÍMBOLO:
A construção do símbolo partiu de dois princípios: conceito e significado. Tendo como maior desafio o equilíbrio entre o novo e o antigo, buscamos, através de um símbolo moderno, manter toda a essência de tradição e excelência conquistada pela empresa. Os círculos entrelaçados visam representar, além de uma equipe extremamente sólida e unida, as bolhinhas que se formam quando se abastece o carro com etanol ou gasolina. Optamos por preencher esse símbolo com um gradiente moderno e futurista, deixando claro que, por mais que se trate de uma empresa tradicional e antiga, ela está devidamente preparada para o futuro que se aproxima.
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GRID:
Um grid geométrico formado por Círculos nos auxiliou na construção da marca, a letra A em sua forma maiúscula foi usada para delimitar a área de não interferência, e a regra dos terços foi utilizada para mantermos uma proporção harmônica entre símbolo e tipografia. Para isso, dividimos o símbolo em quatro partes iguais e a tipografia foi enquadrada em uma delas.
GRAFISMOS:
Com o intuito de compor a Identidade Visual da marca de forma ainda mais criativa, versátil e exclusiva, alguns grafismos foram desenvolvidos para serem utilizados tanto nos materiais digitais, quanto nos impressos. O símbolo da empresa foi ultra expandido em alguns materiais gráficos, deixando ainda mais explícito as suas particularidades.
RESULTADO:


















