SOBRE:
Almiro Artesanal é uma padaria, confeitaria e gelateria artesanal que explora todo o processo de produção do alimento, da planta à mesa, localizada em Guaxupé - MG. Seu público é formado, em sua maioria, por pessoas de 30 a 70 anos que valorizam o que comem, que são curiosos e gostam de experimentar coisas novas.
TIPOGRAFIA:
Seguindo o arquétipo do Criador que foi o escolhido para representar a marca, buscamos uma tipografia que conversasse com ele de forma direta e prática. Depois de muita análise, testes e pesquisas, chegamos a Cairo para carregar a personalidade do Almiro Artesanal - uma fonte com um design baseado no estilo caligráfico Kufi, que equilibra de forma impecável gostos clássicos e contemporâneos. Possui balcões bem abertos e ascendentes e descendentes curtos que minimizam o comprimento, mantendo a fácil leitura das letras. As gramaturas mais leves podem ser usadas para o corpo do texto, enquanto as gramaturas mais pesadas são perfeitas para títulos e tipografia de exibição tanto em telas, como impressas.
PALETA DE CORES:​​​​​​​
A escolha da paleta de cores partiu de dois objetivos principais: tonalidade e significado. Para a psicologia das cores, o azul simboliza a criatividade, a juventude, a autoestima. É um tom tranquilizante, que promove o bem-estar de quem está em contato direto com ele. O amarelo traz consigo todo otimismo, descontração e alegria. É uma cor inspiradora, que desperta e anima. Já o off-white é considerado sinônimo de sofisticação, de classe. A junção desses tons conseguiu, portanto, traduzir tudo que o Almiro Artesanal representa - criatividade, elegância e confiança.
SÍMBOLO:
A construção do símbolo partiu de dois princípios: criatividade e equilíbrio. Tendo como maior desafio o equilíbrio entre dois públicos complementares porém distintos, buscamos unir em um símbolo jovem e criativo toda a descontração que uma gelateria pede, sem perder a classe que uma confeitaria transmite. Por meio de um “jovem senhor” com gostos refinados para quentes e gelados, procuramos transmitir toda excelência de ambos através de sua expressão de clara satisfação com os produtos consumidos no Almiro.
​
GRID:
Um grid geométrico formado por retas e círculos nos auxiliou na construção da marca, a letra A em sua forma maiúscula foi usada para delimitar a área de não interferência, e a regra dos terços foi utilizada para mantermos uma proporção harmônica entre símbolo e tipografia. Para isso, dividimos o símbolo em quatro partes iguais e a tipografia foi enquadrada em uma delas.
GRAFISMOS:
Com o intuito de compor a Identidade Visual da marca de forma ainda mais criativa, versátil e exclusiva, alguns grafismos foram desenvolvidos para serem utilizados tanto nos materiais digitais, quanto nos impressos. Um pack de ilustrações foi adicionado a identidade visual da marca, visando levar ainda mais modernidade e proximidade com o público-alvo da mesma.
RESULTADO: